Subcomandante das Praias garante policiamento a partir de amanhã

O subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (que atende o litoral do Paraná), Cesar Kamakawa, garantiu que a partir de amanhã (28) os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba receberão operações conjuntas para reduzir a criminalidade que assusta os moradores do litoral do Paraná. Esta foi uma das estratégias definidas ontem na reunião do Conselho de Segurança (Conseg) de Matinhos com vereadores, comunidade, prefeitura e polícias. “A reunião com a comunidade é fundamental para que a gente saiba o que realmente está acontecendo e possa definir estratégias para garantir a comunidade e trazer a sensação de segurança tão esperada”, disse o comandante.

Em Matinhos, por exemplo, os assaltos são constantes. Os ladrões chegam a rir na frente de câmeras de segurança pela falta de delegado, viaturas ou policiais. Em Guaratuba, além de assaltos, os homicídios são comuns entre traficantes na guerra por espaço. Em Pontal do Paraná, existem viaturas, mas faltam policiais – o que acaba trazendo um problema similar ao de Matinhos. “Vamos fazer um remanejamento de horários e plantões. A ideia é que se não tivermos viaturas, os policiais não fiquem parados dentro dos quartéis. Eles precisam ir para as ruas, mostrar que estão presentes. Somente assim, a criminalidade pode ser inibida e os índices caem”.

Mesmo a prevenção tem sofrido com a falta de programas educacionais como o Proerd e o Patrulha Escolar. Dois policiais militares se dedicam a estas atividades em Matinhos e em Pontal. Mas são apenas dois e as ações ficam prejudicadas. Além disto, faltam viaturas para o trabalho dos policiais – que muitas vezes precisam usar recursos próprios para fazer um trabalho que é de responsabilidade do Estado.

A longo prazo, existem projetos em andamento. Um deles á a gestão integrada de polícias com auxílio de uma Guarda Municipal integrada – das praias – que poderia ser armada e ter status de polícia.


Viaturas – O Conseg de Matinhos também esteve com uma comissão de vereadores da cidade no gabinete do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança da Assembleia. Mauro Moraes explicou que não estão sendo realizados os consertos das viaturas por que a licitações foi feita para apenas uma empresa, que não tem conseguido atender a demanda. Por conta disto, viaturas devem ser locadas – mas a previsão é que elas sejam destinadas aos municípios em seis meses. Até lá, o povo vai depender da sorte...

Comentários

Destaques do Blog

PC prende suspeito da morte de Caboclinho e de vereador de Ortigueira

Manifestação fecha Posto de Saúde do Lamenha

Tamandaré: Van fazem buzinaço em apoio aos caminhoneiros