PF luta contra o tráfico no PR, MS e SP

A Polícia Federal faz hoje em três estados brasileiros a Operação Quijarro – que tem como meta a prisão de integrantes de uma organização criminosa internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Cerca de 150 Policiais Federais cumprem 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva nas cidades de Londrina e Araucária (PR), Corumbá (MS), Martinópolis, Presidente Prudente e São Paulo (SP).

As investigações começaram em janeiro de 2015 e apontaram que um dos grupos responsáveis pela logística do transporte da cocaína estava instalado na cidade de Londrina/PR, possuindo ramificações no Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha. As primeiras prisões ocorreram na Bolívia. Há a suspeita de que o grupo trazia cerca de duas toneladas de cocaína por mês para o Brasil.


A droga era transportada em caminhões e carretas com fundos falsos especialmente preparados. Era sempre simulado o transporte de cargas lícitas para driblar a fiscalização.
Os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa.

A denominação Operação Quijarro é uma referência ao fato de que a organização criminosa trazia a cocaína para o Brasil através da cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia, fronteira com a cidade de Corumbá/MS.

Comentários

Destaques do Blog

PC prende suspeito da morte de Caboclinho e de vereador de Ortigueira

Manifestação fecha Posto de Saúde do Lamenha

Tamandaré: Van fazem buzinaço em apoio aos caminhoneiros