Serra do Mar: evento comemorou 30 anos de tombamento

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) – inaugurada durante o governo Jaime Lerner – reuniu ontem integrantes da Associação MarBrasil, Mater Natura, Observatório de Conservação Costeira (OC2), ONG Parceiros do Mar, Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Paraná e SPVS para comemorar os 30 anos de tombamento da Serra do Mar. O evento contou com homenagens aos idealizadores e mobilizadores da iniciativa do Tombamento, além de falar sobre alternativas para o crescimento do litoral do Paraná.


“Estamos diante da iminência da instalação de grandes empreendimentos portuários, industriais e viários, em sua maioria na contramão da conservação do remanescente da Mata Atlântica e dos ecossistemas marinhos, com impactos sinérgicos que poderão afetar definitivamente a vida de comunidades locais, sua cultura e suas atividades econômicas tradicionais”, disse Juliano Dobis, da Associação Mar Brasil. Ele quer uma ampla discussão social para definir os avanços que são esperados pela própria população litorânea.


Do encontro, saiu uma carta assinada por todos os participantes e que será encaminhada às autoridades para que seja reconhecida a importância da conservação da Serra do Mar e do litoral do Paraná como um todo; que a legislação ambiental seja respeitada em sua plenitude, permitindo uma delimitação coerente e responsável para o desenvolvimento regional; que hajam investimentos concretos e robustos na proteção destes ecossistemas que compõem o bioma Mata Atlântica e, por fim, que a Serra do Mar continue sendo Patrimônio Natural de todos os paranaenses.

Comentários

Destaques do Blog

PC prende suspeito da morte de Caboclinho e de vereador de Ortigueira

Manifestação fecha Posto de Saúde do Lamenha

Tamandaré: Van fazem buzinaço em apoio aos caminhoneiros