Amor pela filha faz analista de sistemas criar aplicativo para facilitar comunicação com pessoas com deficiência de fala

Ideia muito boa e que só poderia partir de um pai de família!

O analista de sistemas Carlos Edmar Pereira desenvolveu um aplicativo (app) que permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência que impeça a fala, como pacientes vítimas de paralisia cerebral ou ainda pacientes com sequelas de um AVC, tenham autonomia na comunicação. De que forma? Através da plataforma Livox (Liberdade em Voz Alta) - criada inicialmente para tablets.



A ideia de Carlos era ajudar na sua comunicação com a filha, Clara, que tem 7 anos e sofreu paralisia cerebral devido a complicações no parto.  A ferramenta  foi eleita recentemente como o Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A matéria é do site http://idgnow.com.br/ e vale a pena conferir. O aplicativo Livox pode ser usado para relatar emoções, indicar exatamente o que querem comer; selecionar desenhos, filmes, jogos, músicas que desejam assistir e escutar. As atividades são ativadas pela seleção de figuras, textos e vídeos com o aplicativo instalado e as respostas são geradas por comando e voz.


O aplicativo recém-criado foi eleito como a Inovação Tecnológica com Maior Impacto de 2014, no Demand Solutions, em Washington. Agora o aplicativo representará o Brasil na Reunião Anual dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ocorrerá na Coreia do Sul entre 26 e 29 deste mês.

Comentários

Destaques do Blog

PC prende suspeito da morte de Caboclinho e de vereador de Ortigueira

Manifestação fecha Posto de Saúde do Lamenha

Tamandaré: Van fazem buzinaço em apoio aos caminhoneiros