Vereadores de Matinhos criticam a falta de ação do governo do Estado e pedem socorro!

A situação crítica da falta de segurança em Matinhos tem chamado a atenção da comunidade, dos comerciantes e até dos políticos do litoral. Ontem, este foi o tema central da sessão plenária na Câmara Municipal. O vereador Marcio Fabiano Mesquita Duarte (SDD), conhecido como Márcio do Seda, iniciou seu discurso dizendo que o “Litoral pede Socorro”. Ele lembrou do caso dele, que foi furtado dentro da própria casa onde morava. Os ladrões levaram a cadeirinha da filha e uma bicicleta. Não foi grave, mas poderia ser. A cidade vive uma onda de assaltos, não conta com viaturas e tem uma péssima estrutura na Polícia Civil – sem investigadores ou delegado de Polícia. “Não é de hoje. O litoral pede socorro faz tempo! Precisamos nos mobilizar e urgentemente para cobrarmos soluções para nosso problema que é grave”, disse ele.

Ele sugeriu a mobilização de todos os vereadores das câmaras municipais de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para unidos buscarem solução para o problema – que é conjunto. Ele pediu ainda o envolvimento das igrejas – padres e pastores – na jornada social. “Temos que nos mobilizar, precisamos ir para as ruas e fazer com que nosso pedido chegue até o governador Beto Richa”, frisou. “O litoral merece mais cuidado, mais respeito”.


O vereador Renato Pereira da Silva (PDT), conhecido como Renato Polícia, disse que é fundamental que os políticos unidos interfiram nesse cenário triste de insegurança em Matinhos e pressionem o governo do Estado a tomar atitudes. “Sabemos que essa é uma responsabilidade do Estado, mas eu não vou cruzar meus braços”, discursou Renato. Ele conseguiu marcar uma reunião com o deputado estadual Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, para cobrar providências. A reunião está agendada para esta quarta-feira (26), às 13h30.


Já o vereador Ari Antonio Alves Sobrinho (PMDB), conhecido como Ari Nomax, criticou os gastos desnecessários do governo do Estado em empréstimos e financiamentos e a falta de interesse com o litoral. “Quanto custa uma viatura ou uma 12? Os comerciantes que pagam seus impostos têm que fazer uma vaquinha para ajudar na segurança? Isso é um absurdo. Chega em época de eleições e eles estão todos aqui prometendo segurança para nossa cidade. Cadê o deputado que veio pedir voto e desapareceu depois?”, questionou Ari Nomax, criticando Mauro Moraes.

De acordo com ele, a mercearia da irmã que fica em Caiobá foi assaltada três vezes. “A culpa não é do soldado, é deste governo! O quartel dos bombeiros, onde foram gastos R$ 8 milhões está abandonado – dinheiro jogado no lixo. A delegacia cidadã que iriam fazer não está sendo feita. Não temos nem delegado, quanto mais delegacia! O povo está clamando por segurança! Estamos com medo de sair nas ruas!”, confidenciou Nomax.


Conseg –O Conselho de Segurança de Matinhos, encabeçado por Edmilson Ribas, tem buscado alternativas para minimizar os problemas e provocou para a próxima quarta-feira (27) uma reunião na Câmara Municipal com empresários, rotaryanos e vereadores para buscar uma pauta de atividades a serem desenvolvidas com a finalidade de fazer com que o governo passe a olhar com carinho para o Litoral. A reunião será às 19h.


Comentários

Destaques do Blog

PC prende suspeito da morte de Caboclinho e de vereador de Ortigueira

Manifestação fecha Posto de Saúde do Lamenha

Tamandaré: Van fazem buzinaço em apoio aos caminhoneiros